BEM-VINDA, FERNANDA!

OBRIGADO POR TER ADQUIRIDO A PINTURA FAUSTO VICTORINO :)

FIZ UM BREVE TEXTINHO SOBRE A OBRA, ESPERO QUE GOSTE!

 

Fausto victorino, 2017

Óleo e carvão sobre linho

202 x 120 cm

Pintura de 2017, desafiadora pelo formato retangular vertical de mais de 2m de altura, tem contrastes de cheios e vazios em uma sugestão de elementos reconhecíveis como um sofá do lado direito do quadro e um lago ou açude no canto inferior esquerdo.

A abstração, em sua maioria em cores quentes, traz uma vivacidade à tela lembrando as cores do fogo ou as cores atribuídas à paixão e ao desejo.

Ao final, o título evoca a lenda alemã retratada no livro Fausto, de Goethe, em que o protagonista faz um pacto com o diabo pelo progresso e sabedoria ilimitada. A pintura também faz referência à obra de Flávio de Carvalho presente no acervo da Pinacoteca, Ascensão Definitiva de Cristo, 1932. Artista múltiplo e seminal do Modernismo brasileiro, foi importante desenhista, pintor, performer e questionador. Em uma de suas ações e experimentos performáticos, em 1931,

Flávio caminhou no sentido contrário de uma procissão religiosa, recusando-se a tirar o chapéu, gerando uma violenta resposta dos presentes. 

Imagens embaralhadas e irreconhecíveis habitam um espaço subjetivo, deformado, mais mental que real.

Flávio.jpg

 

 

 

FLÁVIO DE CARVALHO

Ascensão definitiva de Cristo

1931

Pinacoteca de São Paulo

flavio_de_carvalho_galeria_de_gravura.jp

 

 

 

FLÁVIO DE CARVALHO

Experiência n. 3, 1956

Para trabalhos disponíveis, contate uma das galerias :) 

um beijo,

Matheus