BEM-VINDA, FERNANDA!

OBRIGADO POR TER ADQUIRIDO A PINTURA FAUSTO VICTORINO :)

FIZ UM BREVE TEXTINHO SOBRE A OBRA, ESPERO QUE GOSTE!

 

Fausto victorino, 2017

Óleo e carvão sobre linho

202 x 120 cm

Pintura de 2017, desafiadora pelo formato retangular vertical de mais de 2m de altura, tem contrastes de cheios e vazios em uma sugestão de elementos reconhecíveis como um sofá do lado direito do quadro e um lago ou açude no canto inferior esquerdo.

A abstração, em sua maioria em cores quentes, traz uma vivacidade à tela lembrando as cores do fogo ou as cores atribuídas à paixão e ao desejo.

Ao final, o título evoca a lenda alemã retratada no livro Fausto, de Goethe, em que o protagonista faz um pacto com o diabo pelo progresso e sabedoria ilimitada. A pintura também faz referência à obra de Flávio de Carvalho presente no acervo da Pinacoteca, Ascensão Definitiva de Cristo, 1932. Artista múltiplo e seminal do Modernismo brasileiro, foi importante desenhista, pintor, performer e questionador. Em uma de suas ações e experimentos performáticos, em 1931,

Flávio caminhou no sentido contrário de uma procissão religiosa, recusando-se a tirar o chapéu, gerando uma violenta resposta dos presentes. 

Imagens embaralhadas e irreconhecíveis habitam um espaço subjetivo, deformado, mais mental que real.

 

 

 

FLÁVIO DE CARVALHO

Ascensão definitiva de Cristo

1931

Pinacoteca de São Paulo

 

 

 

FLÁVIO DE CARVALHO

Experiência n. 3, 1956

Vou adicionar aqui, imagens dos trabalhos disponíveis e novidades. um beijo,

Matheus