Benvinda, Renata! obrigado por ter comprado a moringa! fiz uma página especial para vc com infos sobre o meu trabalho (esse e outros) :)

 

 

Moringa II Tunis e o Decapitado, 2019

Acrílica e lápis sobre moringa antiga

40 x 32 x 30 cm

Moringa é um conjunto de trabalhos desenvolvidos para a intervenção na Pinga.

Há algum tempo queria transformar os vasos que encontrava na feira de antiguidade do Bixiga em obras que contivessem imagens e referências de culturas e momentos diversos - aqui também personificados pelo próprio percurso do vaso.

 

Soube que os vasos foram utilizados originalmente como moringas d'água na Bahia, depois levados a Minas e, por fim, vendidos como artefatos em um local da feira de antiguidades. Neles estão inscrições e desenhos de símbolos, imagens criadas por mim e intertextos de diferentes pesquisas.

 

Na sua obra, as duas principais referências estão nomeadas no título: Tunísia e a decapitação de São João Batista, uma iconografia clássica na pintura do Renascimento.

 

A referência a um ticket de mesquita em Sousse desenhada em vermelho no vaso convive com os corpos flutuantes de meninos, elementos naturais decorativos - que muito me fazem pensar em Matisse - além de um vaso grego de ponta cabeça com um desenho caricatural do Arthur Rimbaud. Todas essas imagens pulsantes que trago do meu dia-a-dia de pesquisa pairam sobre a superfície, como se fosse ele mesmo (o vaso) uma narrativa circular sempre em movimento e com múltiplas leituras.

 

 

The Head of St John the Baptist

por Giovanni Bellini, 1465-1470

 

 

Arabian Nights (1974) de Pasolini

 

 

instalação na Pinga, 2019

 

 

RIMBAUD

sempre vou atualizar aqui um pdf com novidades e disponíveis. Qualquer coisa, é só falar <3